top of page

   Palavra do Provincial   

E a Palavra se fez carne...
Imagem.jpg

Giotto, Natività, Pádua, Capela Scrovegni (sec. XIV)

Santo Tomás de Aquino, em sua famosa Catena Aurea, ao comentar trecho do evangelho segundo Lucas, cita (várias vezes) o famoso autor monástico inglês São Beda, o venerável. O santo monge, certa vez, escreveu: “Mas até o fim dos tempos, o Senhor não deixa de ser concebido em Nazaré, de nascer em Belém, sempre que algum de seus ouvintes, tomando a farinha da Palavra, faz para ele uma casa de pão eterno”.

 

ASão Beda nos recorda que a encarnação, assim como o sacrifício do Senhor, não são somente fatos históricos, presos ao passado. Possuem influxo no presente, são atuais. E cada cristão revive estas realidades eternas, quando se abre à Palavra e aos sacramentos. De modo poético e real, a liturgia nos recorda a atualidade do mistério de Cristo. Quando o diácono ou o sacerdote conclui a proclamação do Evangelho, na missa, por exemplo, ele exclama: “Palavra da salvação”. Esta salvação é atual, é viva, libertadora e se faz presente no nosso hoje. Os anos não tornam o mistério mais frágil. Pelo contrário.

Ao celebrar o Natal de Nosso Senhor, invadem-nos os melhores sentimentos, como a ternura e a gratidão. Ternura pelo Menino que nos é dado; gratidão pelo Verbo eterno e infinito ter assumido nossa humildade, nossa natureza humana, por amor. Ouvimos na famosa canção natalina italiana Tu scendi dalle stelle, composta por Santo Afonso de Ligório, os seguintes trechos: “Ó meu Menino Divino, eu te vejo aqui a tremer; ó Deus bendito! Ah, quanto te custou ter-me amado!”.

Junto com a gratidão natalina, também gostaria de expressar, neste breve texto, minha gratidão a todos aqueles que, com sua ajuda e orações, ao longo dos quatro anos de meu mandato como prior provincial, cooperaram comigo no desempenho desta missão. Meus confrades confiaram-me este encargo no dia 28 de janeiro de 2022, por quatro anos, conforme as constituições da Ordem de São Domingos. Meus irmãos e eu contamos com suas orações para nosso próximo capítulo, que será aberto no dia 30 de janeiro de 2026.

 

Feliz e abençoado Natal do Senhor. Bons votos de um excelente ano de 2026.

Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial

Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".

ste-predication-rouge-red.webp

Vida Monástica Contemplativa Feminiana                                       Dominicana

Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".

ste-predication-rouge-red.webp

Vida Monástica Contemplativa Feminiana                                       Dominicana

Quem somos?

A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos. 


Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.

Vocação Dominicana

Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.

 

Saiba mais

Não só Frades, mas uma Família Dominicana

A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos. 

Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.

Saiba mais

Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)

Membro da Ordem Terceira de São Domingos

nossa-senhora-do-rosario.png
Tabloide 741.jpg

Tabloide - Dezembro 2025

Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.

Confira

ls.png

Nota do Secretário Provincial - falso frade

Leia a nota do Secretário da Província sobre aparecimento de falso frade dominicano, na região da Grande São Paulo

Confira

Aquinas.jpg

Siga nossos conteúdos nas Redes Sociais

icones.png
icones.png
icones.png

Colabore

Seja você também mais um a nos apoiar nesta etapa. Se puder, faça sua oferta e nos ajude para o sustento das nossas comunidades e para a formação dos novos frades.

Como no óbolo da viúva que, ao acreditar,

doa o que tem com amor e boa vontade

Cf. Mc 12, 41-44

predelle_edited_edited.jpg
Secretaria Provincial

Contatos: (11) 3864-0844 / (11) 3801-4014

Rua: Atibaia, 420 - Perdizes - 01235-010 - São Paulo - SP

E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Newsletters

Cadastre-se em nosso site e receba nossos tablóides

Enviado!

icones.png
icones.png
icones.png
bottom of page