Palavra do Provincial
E a Palavra se fez carne...

Giotto, Natività, Pádua, Capela Scrovegni (sec. XIV)
Santo Tomás de Aquino, em sua famosa Catena Aurea, ao comentar trecho do evangelho segundo Lucas, cita (várias vezes) o famoso autor monástico inglês São Beda, o venerável. O santo monge, certa vez, escreveu: “Mas até o fim dos tempos, o Senhor não deixa de ser concebido em Nazaré, de nascer em Belém, sempre que algum de seus ouvintes, tomando a farinha da Palavra, faz para ele uma casa de pão eterno”.
ASão Beda nos recorda que a encarnação, assim como o sacrifício do Senhor, não são somente fatos históricos, presos ao passado. Possuem influxo no presente, são atuais. E cada cristão revive estas realidades eternas, quando se abre à Palavra e aos sacramentos. De modo poético e real, a liturgia nos recorda a atualidade do mistério de Cristo. Quando o diácono ou o sacerdote conclui a proclamação do Evangelho, na missa, por exemplo, ele exclama: “Palavra da salvação”. Esta salvação é atual, é viva, libertadora e se faz presente no nosso hoje. Os anos não tornam o mistério mais frágil. Pelo contrário.
Ao celebrar o Natal de Nosso Senhor, invadem-nos os melhores sentimentos, como a ternura e a gratidão. Ternura pelo Menino que nos é dado; gratidão pelo Verbo eterno e infinito ter assumido nossa humildade, nossa natureza humana, por amor. Ouvimos na famosa canção natalina italiana Tu scendi dalle stelle, composta por Santo Afonso de Ligório, os seguintes trechos: “Ó meu Menino Divino, eu te vejo aqui a tremer; ó Deus bendito! Ah, quanto te custou ter-me amado!”.
Junto com a gratidão natalina, também gostaria de expressar, neste breve texto, minha gratidão a todos aqueles que, com sua ajuda e orações, ao longo dos quatro anos de meu mandato como prior provincial, cooperaram comigo no desempenho desta missão. Meus confrades confiaram-me este encargo no dia 28 de janeiro de 2022, por quatro anos, conforme as constituições da Ordem de São Domingos. Meus irmãos e eu contamos com suas orações para nosso próximo capítulo, que será aberto no dia 30 de janeiro de 2026.
Feliz e abençoado Natal do Senhor. Bons votos de um excelente ano de 2026.
Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial
Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".
Vida Monástica Contemplativa Feminiana Dominicana
Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".
Vida Monástica Contemplativa Feminiana Dominicana

Quem somos?
A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos.
Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.
Vocação Dominicana
Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.
Não só Frades, mas uma Família Dominicana
A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos.
Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.
Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)
Membro da Ordem Terceira de São Domingos

A Confraria do Rosário foi instituída para levar um grande número de fiéis, unidos por laços de caridade fraterna, a louvar a Santíssima Virgem, e obter sua proteção, por meio duma oração unânime, e empregando a piedosíssima fórmula do Rosário, donde essa associação tirou seu nome.
Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.
Confira
Nota do Secretário Provincial - falso frade
Leia a nota do Secretário da Província sobre aparecimento de falso frade dominicano, na região da Grande São Paulo







