top of page

 > Ordem 

Ordem dos Pregadores

Pregar na "fronteira" da fé

A Ordem dos Pregadores (OP) tem como fundador São Domingos de Gusmão e foi confirmada pela Igreja no dia 22 de dezembro de 1216, pelo então Papa Honório III.

São Domingos de Gusmão acompanhou seu bispo, Diego, em uma viagem à Dinamarca para tratativas do casamento da princesa; na viagem de volta, passaram pelo sul da França e se depararam com as terríveis mazelas que a divisão na Igreja produziu naquelas paragens. Um grupo forte de cristãos denominados cátaros, movidos até mesmo por um ardor evangélico, pregava uma doutrina pouco ou quase nada cristã, mas vale ressaltar que suas pregações estavam quase sempre fundamentadas no Evangelho e no estilo de vida de Cristo e seus discípulos, ou seja, não se tratava apenas de discursos, mas de uma mudança radical também dos costumes. 

São Domingos, o bispo Diego e tantos outros prelados sentiram um profundo pesar diante de toda aquela situação e, mais ainda, vendo o fracasso de tantos comissários e delegados papais que não conseguiam ver os frutos de suas pregações. Certamente se questionaram, então, sobre suas condutas e sobre os valores evangélicos que professavam, e logo perceberam que “as palavras convencem, mas os exemplos arrastam multidões”.

Olhando a realidade e partindo dela, entenderam que se devia tirar um prego por meio de outro prego. Entenderam que a fé produz as boas obras e que ser cristão é viver a radicalidade do Evangelho como Cristo viveu e transmiti-lo como Ele o transmitiu. Também aprenderam que a Palavra de Deus é sempre melhor entendida, recebida nos corações e tornada vida se for transmitida pela humildade, compaixão e caridade. Com esses aprendizados, começaram a mudar, eles mesmos, seus costumes e modo de vida.

Assim nascem os Pregadores, homens e mulheres que, olhando a realidade de onde estão e ajudados pelo Espírito Santo, traçam os melhores caminhos para que todos possam chegar a Cristo e para que tenham suas vidas transformadas. 

Na Igreja, os dominicanos contribuem para que todos possam ser auxiliados na missão que têm de configurar-se a Cristo, o Bom Pastor.

Pier Giorgio Frassati_Credit Saint Josep

Santos Dominicanos

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page