top of page

Espiritualidade

Nenhuma espiritualidade autêntica vai contra a liberdade. A espiritualidade dominicana inspirada pelo Espírito Santo corresponde ao movimento interior das pessoas despertas e sedentas por uma vida mais radical. É uma espiritualidade de Pregadores da Verdade. Verdade buscada, rezada e meditada de maneira pessoal e comunitária.

Como espiritualidade cristã, nosso modo de ser na Igreja está marcado por dois aspectos: um núcleo fundamental, compartilhado com toda autêntica vida cristã, e um núcleo específico, que nos distingue dos outros carismas.

O núcleo fundamental de nossa espiritualidade é o seguimento de Jesus Cristo, como discípulos que meditam a Sagrada Escritura, participam da vida da Igreja e são fortalecidos e enviados com as mediações legadas pela Tradição e aprovadas pelo Magistério. Nesse sentido, vivemos uma espiritualidade em comunhão com o depósito da fé e com todos os fiéis.

Além desse núcleo, há um “matiz” específico que define a vida dominicana: ela não pode ser expressa de modo definitivo. Nossa espiritualidade está viva. Isso implica uma contínua adaptação a partir de princípios fundamentais, conforme as exigências dos tempos e lugares. 

Essa adaptabilidade poderia sugerir uma fraqueza ou uma falta de segurança, mas é justamente o que nos torna capazes de exercer a liberdade dos seguidores de Jesus Cristo. Alguns aspectos estarão sempre presentes nesse horizonte, porque pertencem à maneira particular como São Domingos de Caleruega viveu.

Em primeiro lugar, São Domingos expressou, desde jovem, a compaixão por todas as pessoas privadas de boas condições para viver; em segundo lugar, mostrou sua compaixão com aqueles que se desviaram do Caminho por terem o coração perturbado e aprisionado pelas mentiras.

Assim, a Família Dominicana, desde o início, conservou a busca da verdade como um traço característico de sua espiritualidade, para compreender a realidade e oferecer às pessoas a Verdade que pode mudar a história.

A busca da Verdade, portanto, nunca foi uma atividade meramente particular, mas um empreendimento de cada Comunidade Dominicana, que medita, discute e procura se conformar à Verdade da Revelação que envolve toda a realidade.

Assim, a espiritualidade dominicana possui traços característicos que não são rígidos, mas ampliam as possibilidades de atuação em cada tempo. É uma espiritualidade em progresso, como toda compreensão da Verdade e como todo exercício livre dos dons que cada pessoa tem em si.

Espiritualidade de liberdade que empreende em comunidade a busca da Verdade, com compaixão e zelo apostólico. Espiritualidade de São Domingos, como legado que é sempre renovado para responder aos desafios de cada tempo e lugar.

Livres para contemplar e anunciar a verdade

 
52016350375_8ff0894d5b_c.jpg
predelle_edited_edited.jpg
bottom of page