Caríssimos irmãos, vós já fostes consagrados a Deus mediante o Batismo: quereis unir-vos mais estreitamente a Ele e à Igreja com o novo e especial título da profissão religiosa?
Vós quereis trilhar o caminho da caridade perfeita, segundo a forma de vida apostólica, proposta por São Domingos, como homens evangélicos que seguem os passos de seu Salvador?
Para seguir mais perfeitamente nosso Salvador, vós quereis viver a vida comum com um só coração e uma só alma, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na oração, assíduos no estudo, constantes na pregação e perseverantes na observância regular, para a glória de Deus e para a salvação vossa e do próximo?
Do Rito da Profissão na Ordem dos Pregadores
Exigências para ser Dominicano
Certa vez, quando frei Timothy Radcliffe era Mestre da Ordem, perguntaram-lhe o que pediria a um jovem que desejasse entrar no noviciado dominicano hoje, e ele respondeu:
“Suponho que eu lhe pediria uma certa paixão pela vida, e que ele tivesse o desejo de partilhar a vida dos pobres; que tivesse também um desejo apaixonado pela Sagrada Escritura e um desejo igualmente apaixonado de ajudar as pessoas. Acredito que isso é primordial; que ele desejasse as coisas com paixão... Pedir-lhe-ia ainda que fosse curioso, que tivesse inquietação, curiosidade, que se deixasse maravilhar diante de todas as coisas, que se questionasse sempre sobre o porquê das coisas, como Santo Tomás de Aquino, que tinha sempre um questionamento a fazer e que não se contentava com respostas fáceis... Assim, o que eu pediria a nosso candidato, seria a curiosidade e a paixão”.
É necessário ter concluído o Ensino Médio, ter recebido os sacramentos da iniciação à vida cristã, ter saúde física, assim como maturidade psicológica proporcional à sua idade, idoneidade para a vida social, plena firmeza na vida cristã, reta intenção e vontade livre para se consagrar a Deus e à Igreja na vida dominicana.
Frei Rafael Pinaffi, OP
Promotor das Vocações
Como se dá o acompanhamento vocacional?
Por meio de textos, conversas, visitas, encontros virtuais e presenciais.
Qual o limite de idade para o acompanhamento vocacional?
A idade-limite para iniciar o acompanhamento vocacional é de 35 anos; possíveis exceções deverão ser submetidas à avaliação e votação do Conselho Provincial.
Quais as exigências para ingressar na Ordem dos Pregadores?
É necessário ter concluído o Ensino Médio, ter recebido os sacramentos da iniciação à vida cristã, ter saúde física, assim como maturidade psicológica proporcional à sua idade, idoneidade para a vida social, plena firmeza na vida cristã, reta intenção e vontade livre para se consagrar a Deus e à Igreja na vida dominicana.
Quais as etapas de formação?
A formação na ordem se dá em três etapas, sendo elas: o pré-noviciado (cerca de 6 meses a 1 ano), o noviciado (de 1 ano) e o estudantado (cerca de 7 anos, onde se estuda a Filosofia e Teologia).
Bem-aventurado Pai Domingos, pregador da graça de Deus, você prometeu nos ajudar mesmo depois de sua morte.
Intercede por nós diante de Deus para nos auxiliar a encorajar mais homens e mulheres a seguir o nosso modo de vida, o caminho de pregadores.
Abençoa-nos em nossa vida comum, estudo, oração e ministério, para que nossas vidas juntas possam ser um testemunho alegre e capaz de criar o desejo em outros para que se juntem à Santa Pregação.
Amém!