Palavra do Provincial
Cracóvia 2025

Basílica da Santíssima Trindade, Cracóvia, Polônia
A cada três anos, a Ordem dos Pregadores (dominicanos) celebra seu Capítulo Geral. Trata-se de um evento importante, solene, que ocorre desde o início da Ordem, na Idade Média. O Capítulo Geral fala da espiritualidade, da filosofia e da estrutura de nossa Ordem e, também, de nossa família religiosa. Somos capitulares, nós nos ouvimos uns aos outros. Quod omnes tangit ab omnibus approbari debet.
Nem todos os Capítulos Gerais dominicanos são eletivos. Na atual dinâmica, o Mestre da Ordem (o sucessor de São Domingos) é eleito para um mandato de nove anos. Assim, cada Mestre da Ordem preside três capítulos. Mas, há uma dinâmica diferente nos capítulos que se sucedem dentro de nove anos. Aquele que elege o sucessor de Domingos é composto por provinciais e delegados (que na Ordem são chamados “Definidores”, escolhidos pelas Províncias do mundo todo, com representatividade segundo o número de frades). Depois, há um capítulo somente com os delegados eleitos por suas Províncias para tal (os “Definidores”). O terceiro, enfim, que marca o último triênio de cada Mestre, é um capítulo do qual participam somente os Provinciais.
No próximo dia 19 de julho, em Cracóvia, na Polônia, serão abertos os trabalhos do Capítulo Geral de Provinciais de 2025, convocado por Frei Gerard Timoner III, atual Mestre da Ordem. O Capítulo deve encerrar-se no dia 8 de agosto, solenidade de São Domingos. O Mestre, que visita todos os dominicanos, em todo o mundo, prepara um texto com seu parecer sobre o estado da Ordem. E neste texto, indica os temas a serem aprofundados pelos capitulares. Frei Gerard manifestou sua preocupação para com o anúncio e aprofundamento da fé, nossa missão junto aos que deixaram a Igreja ou que se encontram às suas margens, e também para com os jovens. Além destes temas desafiadores, o Capítulo Geral também deve analisar a vida interna de toda a Ordem, a dinâmica dos governos, da formação, da vida intelectual e da economia... um vasto trabalho, que levará cerca de 20 dias de reuniões e discussões.
Durante sua celebração, o Capítulo Geral é a autoridade máxima da Ordem. Dá ordenações a todos os irmãos, a começar pelo Mestre da Ordem e a seus auxiliares na Cúria. A gravidade deste momento pede que o acompanhemos com nossas orações. Confio a celebração deste capítulo, na bela cidade polonesa de São João Paulo II e de Santa Faustina, às orações de todos nossos leitores do Tabloide.
Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial
Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".
Vida Monástica Contemplativa Feminiana Dominicana

Quem somos?
A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos.
Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.
Vocação Dominicana
Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.
Não só Frades, mas uma Família Dominicana
A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos.
Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.
Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)
Membro da Ordem Terceira de São Domingos

A Confraria do Rosário foi instituída para levar um grande número de fiéis, unidos por laços de caridade fraterna, a louvar a Santíssima Virgem, e obter sua proteção, por meio duma oração unânime, e empregando a piedosíssima fórmula do Rosário, donde essa associação tirou seu nome.
Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.
Confira
Curso de história e espiritualidade
Curso ministrado pelo Professor Mariano Delgado sobre fr. Bartolomeu de Las Casas e a Escola de Salamanca.