Palavra do Provincial
Uma vocação, nos passos de São Domingos

São Domingos. Henri Matisse
O mês no qual celebramos São Domingos é também o mês vocacional. Excelente ocasião para darmos graças ao Senhor, com alegria, pela vocação que, no seio da Igreja, nasceu do coração de Frei Domingos. Como diria o escritor francês Georges Bernanos, a Ordem de São Domingos é sua “caridade em forma concreta”.
Seria pouco verdadeiro pensar em São Domingos como um santo “popular”. Nele, não temos o carisma de um São Francisco, de um Santo Antônio, de uma Santa Rita. A discrição de Domingos permitiu que sua obra, sua Ordem e família, tivessem mais destaque que ele próprio. Como recordou recentemente o atual sucessor de São Domingos, o Mestre da Ordem Frei Gerard Timoner, mais importante que devoção a Domingos é ter a devoção de Domingos. E tal devoção, só quem entendeu o que significa a vida que ele propõe pode compreender.
Domingos, diante de uma cristandade em crise e um mundo em transformação, não se deixou abater. Saiu de sua “zona de conforto” e sonhou uma Ordem apostólica, não apenas de pessoas que pregavam, mas de pregadores. Em outras palavras, de homens e mulheres que entregassem todas as suas energias à caridade da verdade: à pregação do Evangelho. No coração da Igreja, uma família totalmente preocupada com o anúncio da Boa Nova.
Ciente de que não há pregação sem contemplação, a vocação dos pregadores(as) – mesmo das contemplativas – está baseada em três pilares: estudos, comunidade e oração. Todos estes elementos voltados à pregação. Por isso, a vocação dominicana só é completa quando a Verdade estudada, vivida em comum e contemplada na oração chega aos ouvidos dos homens e mulheres de nossos dias.
Neste mês, possamos fazer o exercício da gratidão de termos recebido esta vocação tão especial (a vocação dominicana), da qual tanto nos orgulhamos pelos frutos que deu, dá e, sobretudo, ainda dará. A todos, um bom mês vocacional.
Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial
Conheça o encanto e a beleza da vida monástica dominicana. A Ordem dos Pregadores conta, em seu coração, com a oração das contemplativas, presentes na Ordem desde suas origens medievais. No Brasil, o Mosteiro "Cristo Rei", em São Roque, mantém viva a tradição contemplativa das "Monjas Pregadoras".
Vida Monástica Contemplativa Feminiana Dominicana

Quem somos?
A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos.
Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.
Vocação Dominicana
Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.
Não só Frades, mas uma Família Dominicana
A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos.
Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.
Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)
Membro da Ordem Terceira de São Domingos

A Confraria do Rosário foi instituída para levar um grande número de fiéis, unidos por laços de caridade fraterna, a louvar a Santíssima Virgem, e obter sua proteção, por meio duma oração unânime, e empregando a piedosíssima fórmula do Rosário, donde essa associação tirou seu nome.
Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.
Confira
Curso de história e espiritualidade
Curso ministrado pelo Professor Mariano Delgado sobre fr. Bartolomeu de Las Casas e a Escola de Salamanca.