top of page

 > Nosso Patrono

Frei Bartolomeu de Las Casas

Nosso Patrono

Dom Frei Bartolomeu de Las Casas nasceu em Sevilha, em novembro de 1484. Aos 18 anos, vem como empresário/colonizador para a América. Ordenado Sacerdote em 1508, acolhe a 1ª. Comunidade dos Dominicanos no Caribe recusando no começo a aceitar a mensagem libertadora dos Dominicanos.

 

Em Pentecostes de 1514, converte-se em Cuba e passa a ser o Advogado e o Libertador Dos Índios. Em 1543 torna-se Bispo de Chiapas, hoje no México. A sua vida foi um verdadeiro vai-e-vem, defendendo os povos indígenas, no Novo e no Velho Mundo.

 

No último ano de sua vida, dirige-se ao Papo São Pio V propondo um verdadeiro projeto de renovação da Igreja, comparável ao Aggionamento de João XXIII e do Concílio Vaticano II. Morreu em 18 de julho de 1566 em Madri.

 

Suas Obras Completas em 14 grandes volumes mostram como Las Casas foi um grande Mestre de Teologia, de Ética Social e mesmo Mundial, merecendo o título de Santo Padre da Igreja “Latina” (como declarou Dom Pedro Casaldáliga). É o Padroeiro e o Grande Mestre e Modelo de Espiritualidade Militante para os Dominicanos Brasileiros.

Flix_Parra_-_Friar_Bartolome_de_Las_Casas_defender_of_the_Indians_-_(MeisterDrucke-819412)

Frei Bartolomeu de Las Casas
1484 - 1566

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page