top of page

 > Paróquias 

Missão Paroquial

A paróquia, no sentido eclesiológico de comunhão, é uma “congregação de fiéis”, segundo o Concílio Vaticano II, e é confiada a um pároco que representa o bispo. Essa comunidade de fiéis tem por objetivo formar cristãos, homens e mulheres que aceitam percorrer o caminho de Cristo. A paróquia é, portanto, uma parcela ou parte da Igreja local, e toda sua ação deve ser sinal de unidade com a diocese. A paróquia é um dos modos de vida eclesial, que deve proporcionar uma vivência comunitária de participação e comunhão, tendo como centro da vida paroquial a celebração eucarística, que é alimento e fortalece a vida cristã para um apostolado capaz de evangelizar e promover a paz e a justiça de Deus.

Os dominicanos assumem uma paróquia, por meio de um convento ou casa, como um campo de missão propício para a pregação da Palavra de Deus. Eles desenvolvem essa missão valorizando a história local, com aqueles que vivem naquela comunidade e encarnando-se naquela realidade, fazendo de suas riquezas e fraquezas o seu sentido missionário. O carisma dominicano tende a enriquecer ainda mais a vida paroquial, pois acentua, com ênfase, os elementos essenciais da fé, ou seja, a doutrina cristã. Possibilita à comunidade a vivência litúrgica de todos os sacramentos da Igreja e a formação de pastorais e movimentos para atender às necessidades paroquiais, formando lideranças para assumir com protagonismo os trabalhos da comunidade.

A presença dominicana deve proporcionar uma sinergia, ou seja, criar uma relação colaborativa, de confiança e de corresponsabilidade com a comunidade local. Para tal, priorizam-se alguns elementos que caracterizam sua presença numa paróquia: 1. Ação democrática e participativa, com a constituição de um Conselho Paroquial Pastoral (CPP) e de um Conselho Econômico e Administrativo; 2. Priorização da formação teológica, bíblica e missionária, por meio da fundação de Escolas Dominicanas de Teologia ou Escolas da Fé, com a finalidade de capacitar os leigos para a missão; 3. Desenvolvimento de projetos de promoção humana e de assistência social; 4. Diálogo com as várias culturas existentes no território paroquial; 5. Promoção de atividades na linha da justiça e da paz; 6. Promoção da devoção mariana, por meio da oração e meditação do Rosário, e divulgação da devoção dos santos e santas dominicanos; 7. Criação e apoio à formação de grupos da Fraternidade Leiga Dominicana e estabelecimento e manutenção de uma rica fraternidade com as irmãs dominicanas.

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page