top of page

 > Mundo Universitário

Anunciadores da Verdade

Pouco tempo depois da aprovação de sua Ordem, São Domingos enviou os jovens frades para pregar, estudar e fundar conventos. Eles se espalharam pelas mais importantes cidades da Europa do século XIII, como Paris, Bolonha e Roma.

Nessas cidades, havia uma efervescência cultural e grandes centros de estudos. Essa era uma oportunidade de diálogo com a cultura, com as novas gerações e com o debate público.

Para anunciar a Cristo no novo tempo, mais urbano, era preciso uma síntese de pensamento que dialogasse com a época. Essa característica de investigação e diálogo com a cultura permanece na vida dominicana. Os frades se debruçam criticamente sobre a realidade e a Revelação, procurando tornar mais compreensível a fé. A busca da Verdade, dessa maneira, torna-se um modo de vida que equilibra a oração e os estudos.

Na universidade, criam-se pontes com diferentes e novas áreas de conhecimento que enriquecem a perspectiva teológico-religiosa. Por outro lado, a teologia oferece às ciências um caminho de discernimento para finalidades que respeitem a dignidade humana.

Desse modo, o mundo universitário, como ambiente de pesquisa, compartilhamento de conhecimentos e transformação social é um lugar de interesse especial para os dominicanos.

A presença nas universidades, não restrita ao papel de professores, fez com que os estudos também se tornassem um modo de pregar para os dominicanos. A busca de Deus pelas ciências, especialmente a teologia, amplia os horizontes da fé em diálogo com as realidades sociais.

Embora alguns frades se dediquem a outras áreas, muitos se aplicam aos estudos teológicos, oferecendo à Igreja uma compreensão mais clara da fé. Com esse espírito, os dominicanos se empenharam em investigar a Verdade e em anunciá-la com destemor. O empenho individual e comunitário fez florescer o pensamento de doutores como Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.

No Brasil, frei Gilberto Gorgulho e frei Carlos Josaphat destacaram-se como proeminentes teólogos. Atualmente, há frades estudantes e professores dedicados a questões de teologia moral, eclesiologia, história, estudos bíblicos e questões sociais. Eles atuam em universidades públicas, privadas e eclesiásticas, colaborando com o conhecimento e o anúncio da Verdade, que é Cristo.

aquinas-non-nisi-te-1_edited.jpg
São Tomás de Aquino
1225 - 1274
predelle_edited_edited.jpg
bottom of page