top of page

Comissões e Conselhos

>  Comissões e Conselhos

  • Como se dá o acompanhamento vocacional?
    Por meio de textos, conversas, visitas, encontros virtuais e presenciais.
  • Qual o limite de idade para o acompanhamento vocacional?
    A idade-limite para iniciar o acompanhamento vocacional é de 35 anos; possíveis exceções deverão ser submetidas à avaliação e votação do Conselho Provincial.
  • Quais as exigências para ingressar na Ordem dos Pregadores?
    É necessário ter concluído o Ensino Médio, ter recebido os sacramentos da iniciação à vida cristã, ter saúde física, assim como maturidade psicológica proporcional à sua idade, idoneidade para a vida social, plena firmeza na vida cristã, reta intenção e vontade livre para se consagrar a Deus e à Igreja na vida dominicana. Certa vez, ainda quando frei Timothy Radcliffe era Mestre da Ordem, perguntaram-lhe o que pediria a um jovem que desejasse entrar no noviciado dominicano hoje, e ele respondeu: “Suponho que eu lhe pediria uma certa paixão pela vida, e que ele tivesse o desejo de partilhar a vida dos pobres; que tivesse também um desejo apaixonado pela Sagrada Escritura e um desejo igualmente apaixonado de ajudar as pessoas. Acredito que isso é primordial; que ele desejasse as coisas com paixão... Pedir-lhe-ia ainda que fosse curioso, que tivesse inquietação, curiosidade, que se deixasse maravilhar diante de todas as coisas, que se questionasse sempre sobre o porquê das coisas, como Sto. Tomás de Aquino, que tinha sempre um questionamento a fazer e que não se contentava com respostas fáceis... Assim, o que eu pediria a nosso candidato, seria a curiosidade e a paixão”.
  • Quais as etapas de formação?
    Atualmente, a primeira etapa, chamada de pré-noviciado, acontece em Sta. Cruz do Rio Pardo-SP (com duração de 1 ano); a segunda, o noviciado, acontece em Uberaba-MG (1 ano); a terceira, estudantado (Filosofia e Teologia), ocorre em Belo Horizonte-MG (7 anos).
predelle_edited_edited.jpg

Ordem dos Pregadores

"Contemplar e levar aos outros o contemplado"

STh II-II, q. 188, a. 6, r. 

bottom of page