top of page

 > Comunicação social 

Comunicação Social

Cristo nos impele

Paulo escreve à Comunidade de Corinto afirmando que é impelido pelo amor de Cristo a anunciar o Evangelho (cf. 2Cor 5, 14). Como seguidores da vida dos apóstolos, os Dominicanos também são impelidos a anunciar o Evangelho.

Em cada época e lugar, há novos desafios que estimulam novas respostas, novos modos de pregar. Os meios de comunicação social, como mediações para as relações humanas, são lugar de pregação e também instrumentos para o anúncio do Reino.

Desde as origens da Ordem, os frades colaboram em jornais, revistas e livros, além de criar seus próprios meios de pregação. A itinerância, por exemplo, marcou os dois primeiros séculos da Ordem, como um dos principais meios de se aproximar das comunidades e levar o Evangelho.

A pregação na celebração eucarística continua a ser um meio fundamental para o ensino e o anúncio do Evangelho, após longa meditação. Ao mesmo tempo, a pregação não se reduz à homilia e, por isso, há frades engajados em diferentes áreas da sociedade. Neste apostolado, os meios de comunicação são instrumentos eficazes e apropriados para o diálogo e a pregação.

Para responder aos apelos da atualidade, cada frade procura testemunhar o Evangelho segundo suas exigências. Atualmente, os Dominicanos no Brasil estão presentes nas redes sociais e em canais do YouTube. Esses meios são diretamente administrados pelos frades ou contam com equipes de Pastoral da Comunicação, nas paróquias, bem como com redes de articulistas, no caso da Comissão de Justiça e Paz.

A presença nos meios de comunicação procura transmitir a abundância da contemplação alcançada pelos estudos e pela oração. Assim, cada frade, conforme a profissão na Ordem, é impelido a adaptar-se para anunciar o Evangelho, “discernindo e experimentando o que de bom e proveitoso existe nos anseios dos homens, e assumindo-o na imutável harmonia dos elementos fundamentais da sua vida” (Constituição Fundamental § VIII). 

Por isso, os dominicanos veem os atuais meios de comunicação como graça de nossa época que impulsiona a pregação. Visite as páginas listadas no rodapé do site e saiba mais.

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page