top of page
site.png

   Palavra do Provincial   

“... que perder a vida”
image.png
Fachada da casa de Frei Tito, Fortaleza

          Há poucos dias, alguém me enviou um tocante texto-testemunho de um pai que acabava de perder seu filho, após sofridos dias no hospital, no interior de São Paulo. O pai desesperado é um homem de fé, pastor luterano. Há um mês, ele perdera seu filhinho. Ainda habitava um vazio dentro de si... sentia-se torturado por sua ausência. Sentia-se perplexo em ter sua vida devastada, em estar “caído no chão, sem vontade de viver, de acordar, de sonhar, de planejar algum futuro”. Sim: o sofrimento pode ser atroz mesmo aos homens de fé.

          Há cinquenta anos (no dia 10 de agosto), nosso irmão Frei Tito de Alencar Lima, jovem frade dominicano, na França, decidiu tirar sua própria vida, pois esta se tornou insuportável. O jovem frade foi destruído por dentro: foi brutalmente torturado pelo Estado de seu próprio país.

 

          Infelizmente, a tortura continua a existir em nossos tempos. E continua fazendo inúmeras vítimas. Segundo relatório recente da Pastoral Carcerária, nos presídios brasileiros, no ano passado, os casos de tortura subiram mais de 37%! À mente, vem-nos a incômoda e necessária questão de frei Montesinos, em sua famosa pregação: “Estes não são homens?!”

          A história nos ensina o quanto a tortura pode ser útil a certa lógica de Estado. O rei francês Filipe IV, através da tortura, logrou convencer o papado a extinguir a poderosa Ordem dos Templários, perante a qual se sentia intimidado. Nosso confrade frei Gabril Nissim, que esteve no Brasil há dois anos (pregando o retiro dos dominicanos do Brasil) coordenou, por muitos anos, a Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (a ONG francesa ACT). Em minhas conversas com Gabriel (ele, judeu, que logrou escapar dos nazistas, mas sentiu na pele o que é medo e preconceito), sempre ficava admirado com a proliferação de casos de tortura em todo o planeta – mesmo em países ricos. Mas ficava ainda mais admirado ao ver um religioso de mais de 90 anos que não se conformava que um filho de Deus fosse torturado. “Quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 Jo 4, 20)

          Aproximando-se a memória dos cinquenta anos da morte de frei Tito, peço ao Senhor que não permita que sejamos indiferentes às dores tão atrozes que ainda rondam nossos tempos.

Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial

Adquira a história da missão dominicana no Brasil até a consolidação da primeira província brasileira:

de R$ 288,00
por R$150,00

Preço promocional somente com o organizador.
Entre em contato e faça seu pedido!

9786555043297.png

Quem somos?

A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos. 


Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.

Vocação Dominicana

Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.

 

Saiba mais

Não só Frades, mas uma Família Dominicana

A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos. 

Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.

Saiba mais

Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)

Membro da Ordem Terceira de São Domingos

nossa-senhora-do-rosario.png
Tabloide 741.jpg

Tabloide - Maio 2024

Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.

Confira

ls.png

Curso de história e espiritualidade

 

Curso ministrado pelo Professor Mariano Delgado sobre fr. Bartolomeu de Las Casas e a Escola de Salamanca.

Confira

Aquinas.jpg

Siga nossos conteúdos nas Redes Sociais

icones.png
icones.png
icones.png

Colabore

Seja você também mais um a nos apoiar nesta etapa. Se puder, faça sua oferta e nos ajude para o sustento das nossas comunidades e para a formação dos novos frades.

Como no óbolo da viúva que, ao acreditar,

doa o que tem com amor e boa vontade

Cf. Mc 12, 41-44

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page